**Governo anuncia R$ 100 milhões para reconstrução de ponte e alerta população sobre risco de contaminação por ácido sulfúrico no rio**
- Markinho Leal
- 23 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
No domingo (22), o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu, derrubando pelo menos dez veículos, dos quais quatro caminhões, três veículos de passeio e três motocicletas. Dez cidades do Tocantins e oito do Maranhão devem evitar contato com a água do rio. Empresa de abastecimento de água da região disse que o tratamento e distribuição para população não será afetado.

O Governo do Tocantins emitiu um alerta para os moradores de Aguiarnópolis, no extremo norte do estado, e de outros municípios próximos, para que evitem contato com a água do Rio Tocantins. O alerta foi feito após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, que liga o município à cidade de Estreito, no Maranhão, ocorrido neste domingo (22). Durante o incidente, vários veículos caíram no rio, incluindo uma carreta que transportava ácido sulfúrico, uma substância tóxica que pode ter contaminado a água.
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) reforçou o alerta para outros dez municípios do estado e oito no Maranhão, que margeiam o Rio Tocantins, devido ao risco de contaminação química. O governo federal, por sua vez, anunciou que mais de R$ 100 milhões serão destinados às obras de recuperação da ponte e à retirada dos escombros. Representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), sobrevoou a área do acidente nesta segunda-feira (23), decretou situação de emergência e garantiu que os recursos serão liberados ainda em 2024. “Temos todas as condições técnicas para a reconstrução e os recursos técnicos necessários para a reconstrução para que se consiga ter esta obra no que concerne não apenas à reconstrução, mas também à retirada dos escombros, avaliação dos danos causados, acompanhamento da obra e a execução das futuras obras. Iremos reconstruir uma ponte com todos os itens de garantia de segurança”, afirmou Renan Filho.
O desabamento do vão central da ponte, com 533 metros de extensão, ocorreu por volta das 14h50 de domingo. Pelo menos dez veículos, incluindo quatro caminhões, três carros de passeio e três motocicletas, caíram no rio. A Defesa Civil de Estreito confirmou, até o momento, 16 pessoas desaparecidas, uma vítima fatal e outra hospitalizada.
Impactos e ações emergenciaisEquipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal estão no local para investigar as causas do acidente e executar ações de resgate, retirada dos veículos submersos e monitoramento da qualidade da água do rio.
A empresa BRK, responsável pelo abastecimento de água em Aguiarnópolis e municípios próximos, informou que o fornecimento de água tratada não foi afetado, já que a captação é subterrânea e não tem relação com o Rio Tocantins.
Confira os municípios em alerta:
Tocantins: Aguiarnópolis, Maurilândia do Tocantins, Tocantinópolis, São Miguel do Tocantins, Praia Norte, Carrasco Bonito, Sampaio, Itaguatins, São Sebastião do Tocantins e Esperantina.
Maranhão: Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edson Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca.
Além do risco ambiental, o desabamento bloqueou o tráfego na BR-226, afetando o fluxo entre os estados do Maranhão e Tocantins. Autoridades trabalham para liberar a via e garantir segurança à população.
コメント